segunda-feira, 27 de setembro de 2010

mata dos cocais

A Mata dos Cocais é uma floresta de transição, situada na região do nordeste brasileiro, entre a caatinga e o cerrado. Encontramos esta formação florestal, principalmente no norte dos estados do Maranhão e Piauí.
Características principais da Mata dos Cocais:
- As vegetações típicas da Mata dos Cocais são: babaçu (em maior quantidade), carnaúba, oiticica e buriti.

- No extrato mais baixo da mata, encontramos diversas espécies de arbustos e vegetações de pequeno porte.

- As folhas das palmáceas caracterizam-se por serem grandes e finas.

Economia
O extrativismo é a principal atividade econômica na Mata dos Cocais. Milhares de pessoas vivem do extrativismo do coco de babaçu. A semente deste coco é utilizada como matéria-prima pelas indústrias de cosméticos, medicamentos e alimentos.

O óleo de carnaúba também é outra fonte de renda para os que se dedicam ao extrativismo vegetal na região.

Flora e Fauna

Os babaçuais (palmeiras) ou mata de cocais, juntamente com os manguezais, caatinga, cerrado e restinga, cobrem todo o terrtório do litoral norte e nordeste do Brasil.
Situam-se entre a floresta Amazônica, e mata atlântica, são exuberantes, importantes para o ecossistema.
Porém infelizmente em nossos dias atuais já existem muitas espécies em extinção, devido ao desmatamento.

Mata de Cocais presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição, apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti.
Abs

A fauna é muito diversificada, tendo, porém, poucos mamíferos de grande porte. Ao nível do solo há poucos animais (roedores, gambás, lagartos, cobras), vivendo a maioria nas copas das árvores: aves, macacos, insetos, etc. Nas água dos rios podem ser encontrados o boto, a ariranha e o acará-bandeira. O grito estridente do tropeiro é considerado a "voz da Amazônia


Nenhum comentário:

Postar um comentário